Uma imagem vale mil palavras

Uma imagem vale mil palavras

Autor: Elismar Souza
Para obter sucesso no Marketing de Rede você precisa mais do que uma conexão intelectual com a platéia se tem o objetivo de motivá-la à ação – seja para adotar uma estratégia, para comprar um produto ou mesmo para contratá-lo. É preciso mexer com as emoções dela de algum jeito. Criar algum tipo de imagem com suas palavras é uma boa maneira de conseguir isso. Existem diversas estratégias das quais você pode lançar mão:
*  Histórias pessoais;
*  Citações;
* Aforismos;
* Estatísticas;
*  Imaginação;
*  Perguntas;
*  Analogias: metáforas  e comparações.

Histórias Pessoais
Contar uma história relevante sobre sua vida é uma ótima maneira de abordar o assunto e, ao mesmo tempo, aproximar a plateia de você.

Citações
Uma boa alternativa é citar alguém que você conhece pessoalmente, lembrando alguma conversa relevante que teve com certa pessoa importante na sua vida.

Aforismos
Um aforismo é um ditado comum que, provavelmente, as pessoas reconhecerão. O que é muito bom. Mas também significa que, se o aforismo não tiver uma relação interessante com o assunto, poderá soar batido.

Analogias: metáforas e comparações
Em uma comparação, você afirma que duas coisas aparentemente sem relação possuem similaridades. Em uma metáfora, afirma que elas são a mesma coisa.
Analogias são ótimas para introduzir imagens verbais na sua apresentação. Acredito que são especialmente úteis quando se trata de uma apresentação cujo conteúdo é bastante técnico, mas a plateia é formada por leigos.

Estatísticas
Você não pode simplesmente colocar números na sua apresentação e esperar que tenham impacto por si. É preciso escolher as estatísticas com muito cuidado e mostrá-los com bastante entusiasmo.  Usar uma estatística surpreendente no começo da apresentação, ou no início de uma seção, pode ser uma excelente maneira de atrair e manter a atenção da plateia.

Imaginação
Pedir que a plateia imagine algo com você é uma jeito certeiro de cativar a atenção dela. É praticamente impossível para um ser humano não imaginar algo que alguém pede que imagine. Se digo: "Imagine um navio pirata", você não consegue evitar visualizá-lo, não é mesmo? A sua plateia também não conseguirá evitar.

Perguntas
Fazer perguntas à plateia é outra maneira comprovada de manter a atenção focado naquilo que você diz, além de possibilitar uma boa relação com ela  e o trabalho com suas emoções.
O mais fantástico sobre empregar as ferramentas discutidas neste artigo é que não só sua plateia vai achar a apresentação mais agradável e fácil de fixar, mas você também vai se divertir com a própria apresentação. Se utilizar uma imagem verbal forte, você também vai visualizá-la e será guiado por essa visão durante a apresentação. Se escolher palavras fáceis de fixar e as usar efetivamente, elas "grudarão" no ouvido da plateia até bem depois de você ter terminado de falar.


This entry was posted on sábado, 11 de agosto de 2012. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. Responses are currently closed.

Tecnologia do Blogger.