Uma imagem vale mil palavras
Autor: Elismar SouzaPara obter sucesso no Marketing de Rede você precisa mais do que uma conexão intelectual com a platéia se tem o objetivo de motivá-la à ação – seja para adotar uma estratégia, para comprar um produto ou mesmo para contratá-lo. É preciso mexer com as emoções dela de algum jeito. Criar algum tipo de imagem com suas palavras é uma boa maneira de conseguir isso. Existem diversas estratégias das quais você pode lançar mão:
* Histórias pessoais;
* Citações;
* Aforismos;
* Estatísticas;
* Imaginação;
* Perguntas;
* Analogias: metáforas e comparações.
Histórias Pessoais
Contar uma história relevante sobre sua vida é uma ótima maneira de abordar o assunto e, ao mesmo tempo, aproximar a plateia de você.
Citações
Uma boa alternativa é citar alguém que você conhece pessoalmente, lembrando alguma conversa relevante que teve com certa pessoa importante na sua vida.
Aforismos
Um aforismo é um ditado comum que, provavelmente, as pessoas reconhecerão. O que é muito bom. Mas também significa que, se o aforismo não tiver uma relação interessante com o assunto, poderá soar batido.
Analogias: metáforas e comparações
Em uma comparação, você afirma que duas coisas aparentemente sem relação possuem similaridades. Em uma metáfora, afirma que elas são a mesma coisa.
Analogias são ótimas para introduzir imagens verbais na sua apresentação. Acredito que são especialmente úteis quando se trata de uma apresentação cujo conteúdo é bastante técnico, mas a plateia é formada por leigos.
Estatísticas
Você não pode simplesmente colocar números na sua apresentação e esperar que tenham impacto por si. É preciso escolher as estatísticas com muito cuidado e mostrá-los com bastante entusiasmo. Usar uma estatística surpreendente no começo da apresentação, ou no início de uma seção, pode ser uma excelente maneira de atrair e manter a atenção da plateia.
Imaginação
Pedir que a plateia imagine algo com você é uma jeito certeiro de cativar a atenção dela. É praticamente impossível para um ser humano não imaginar algo que alguém pede que imagine. Se digo: "Imagine um navio pirata", você não consegue evitar visualizá-lo, não é mesmo? A sua plateia também não conseguirá evitar.
Perguntas
Fazer perguntas à plateia é outra maneira comprovada de manter a atenção focado naquilo que você diz, além de possibilitar uma boa relação com ela e o trabalho com suas emoções.
O mais fantástico sobre empregar as ferramentas discutidas neste artigo é que não só sua plateia vai achar a apresentação mais agradável e fácil de fixar, mas você também vai se divertir com a própria apresentação. Se utilizar uma imagem verbal forte, você também vai visualizá-la e será guiado por essa visão durante a apresentação. Se escolher palavras fáceis de fixar e as usar efetivamente, elas "grudarão" no ouvido da plateia até bem depois de você ter terminado de falar.