Investir em link patrocinado ou na busca orgânica?

Investir em link patrocinado ou na busca orgânica?

Autor: Samuel Gonçalves
Há muitos empresários que ainda se perguntam sobre qual o melhor investimento: busca orgânica do Google (fazer com que seu site seja encontrado em determinadas palavras-chave por meio de técnicas SEO - Search Engine Optimization) ou links patrocinados (aqueles links que ficam na parte superior e lateral direita dos resultados de sua busca). Resumidamente, o que posso dizer é que ambos investimentos têm seus prós e contras - é o que mostramos para os clientes da Multivias Comunicação, e agoro mostro a vocês, leitores.
Pelo lado dos links patrocinados, fator positivo é a rapidez de resultados: com uma boa administração de sua campanha, o seu site pode gerar negócios praticamente instantaneamente. Em contrapartida, a empresa paga para ter essa agilidade (lembrando que esse custo é baseado nos cliques e não na exibição, ou seja, você só paga quando a pessoa clicar em seu anúncio e, consequentemente, entrar em seu site). Já dentro de seu site, basta uma boa estrutura e estratégias efetivas para converter esse lead (potencial comprador) em cliente real (o que comprou). Mas isso é outra história.
Já com um bom rankeamento nas buscas orgânicas, apesar de ser um trabalho mais demorado, não gera custos futuros (a não ser o da agência que prepara o seu site e faz os trabalhos, mas esse é um investimento que também é contabilizado nos links patrocinados). Além disso, um site na primeira página do Google por meio de um bom trabalho de SEO costuma ser exibido ali por mais tempo, o que não acontece com os links patrocinados (se acabar o dinheiro em sua conta, não haverá mais exibições dos anúncios).
Por isso, dados os prós e contras, vale pensar em qual a melhor estratégia para sua empresa. É claro que o ideal é um planejamento que leve em conta os dois investimentos, o que gera resultados a curto e longo prazo, mas nem todos podem fazer isso. Então, pensem mais ou menos assim: se preciso vender algum produto ou serviço agora (como uma liquidação, por exemplo), é mais válido pensar nos links patrocinados. Agora, se quero construir uma imagem forte de minha empresa na internet e lucrar com isso a longo prazo, é importantíssimo o SEO.
E aí, preparado para o marketing digital?

This entry was posted on sábado, 11 de agosto de 2012. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. Responses are currently closed.

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